Meteo AEB - Portalegre

CHuva no fim de semana?

 

 

Chuva no próximo fim de semana?

18-08-2015 14:37

Na últimas saídas dos principais modelos meteorológicos, tem-se observado uma certa tendência ao aumento da instabilidade a partir do próximo fim de semana, na Península Ibérica.

No entanto, não podemos ainda concluir se esta instabillidade afetará (pelo menos já no próximo fim de semana) o interior centro e sul de Portugal.

Parece certo que a instabilidade vai aumentar no norte e noroeste da Península Ibérica, mas ainda está por confirmar se a instabilidade afetará também o oeste/sudoeste da península.

Como podemos observar nas seguintes cartas do modelo GFS (em cima) e ECMWF (em baixo) não está prevista precipitação para o interior, apenas para o litoral norte e centro de Portugal e Galiza,segundo o GFS, e apenas para a Galiza, segundo o ECMWF.

No entanto, é provável que, mesmo que não seja já no próximo fim de semana, a instabilidade se estenda às restantes regiões de Portugal!

Mesmo que a instabilidade não se manifeste no fim de semana, através de aguaceiros ou chuva, manifestar-se-á muito provavelmente com uma descida generalizada da temperatura (ainda não se sabe ao certo se virá tempo frio, cerca de 23ºC de máxima, ou fresco, cerca de 27ºC)!

 

A que se deve o aumento da instabilidade e descida da temperatura?

 
Durante esta semana, uma massa de ar quente vinda do continente Africano, trará de novo temperaturas elevadas a Portugal, como mostra a seguinte carta do modelo GFS:
 
No entanto, a partir de sábado, uma massa de ar mais fresca entrará na Península Ibérica, vinda de noroeste.
 
Na seguinte imagem, podemos observar a situação sinótica atual na Europa:
 
Como podemos observar, um potente anticiclone no norte da Europa bloqueia a circulação normal das baixas pressões de oeste para leste, restringindo-as ao Atlântico. 
Não podendo percorrer o seu caminho normal, as depressões deslocam-se um pouco mais para sul e estão agora a afetar as zonas assinaladas no mapa com setas verdes, provocando chuva e trovoadas. 
 
Por outro lado, o anticiclone do Açores voltou a ocupar a sua posição a oeste de Portugal, mas um pouco mais a sul que o normal.
 
Todos estes fatores possibilitam a passagem de depressões e frentes associados pelo noroeste da Península (assinalado com uma seta azul).
É a passagem destas frentes e depressões que podem provocar alguma precipitação a partir do fim de semana.
É mais provável que chova, quanto mais próximo da seta azul, pois é aí que passarão as depressões. Também pode chover mais a sul (afetando assim também o interior de Portugal) dependendo da intensidade e do caminho por onde acabem por passar as frentes associadas às depressões. 
 
As atuais previsões indicam que esta situação se poderá prolongar desde o próximo fim de semana, até ao final de agosto!